Encontro Fatal, Milo Manara

Famoso desenhista italiano, Milo Manara é mais lembrado no Brasil por séries como Clic, na qual uma mulher é controlada por um dispositivo que torna seu desejo sexual incontrolável e Bórgia, a biografia em quadrinhos do papa Alexandre VI e sua família. Este, que é um dos trabalhos de Manara que mais gosto, tem o roteiro do cineasta Alejandro Jodorowsky.

Em Encontro Fatal tem-se a história de Silvio, um político em início de carreira que, endividado, torna-se refém de um agiota. Cada dia de débito a mais é cobrado com uma “visita”, exatamente às 18h, de um dos capangas do sujeito que estupra Valeria, a esposa de Silvio. Em algumas vezes, ele mesmo presencia o ato, sem poder fazer nada.

É possível identificar vários dos elementos recorrentes nos trabalhos de Manara: as mulheres bonitas, as situações de humilhação, o sadismo, o absurdo. Valeria é uma mulher mimada que espera manter com o marido todas as regalias que sempre teve na casa do pai rico. Silvio é um sujeito inescrupuloso, daqueles “peixes pequenos” que acham que podem ficar impunes ao roubar um “tubarão”. O tique nervoso que Manara desenha para ele vendo a esposa ser estuprada define bem sua personalidade: um covarde.

Pelo enredo, Encontro Fatal aproxima-se mais do gênero policial/suspense do que Clic. E digo isso também porque em Clic a ênfase está na repressão sexual da personagem. Em Encontro Fatal, o que importa é o desenlace, como o jovem casal se livrará de seus algozes.

Valeria é bem diferente de Claudia (personagem de Clic). É uma mulher exuberante e lasciva. Vê-se isso logo de início quando ela quase faz sexo com o marido no carro, situação inconcebível quando se pensa em Claudia… Nos momentos em que não está sendo controlada pelo dispositivo, claro.

O desfecho é um tanto quanto trágico. Lembra o final de Sonhar… Talvez, pela sensação de falsa segurança dos personagens. Só que, no meu entender, a situação de Valeria é bem mais desoladora.

Em suma, é um trabalho bem legal do Manara, mas ainda prefiro outras coisas que ele fez, como o próprio Sonhar… Talvez, meu preferido.

3 ideias sobre “Encontro Fatal, Milo Manara

  1. Ademar Júnior

    Querida, adorei sua resenha!
    Ainda (infelizmente) não li nada do Manara!
    Mas assim que puder lerei, ainda mais por ser sempre um indicação sua!

    Beijos!

    Resposta
    1. Cássia Sousa Autor do post

      O Mailson anda viciado no Manara. Ele te contou que tava lendo Clic no ônibus? Disse que a mulher sentada ao lado dele ficou chocada.

      Resposta
  2. José Mailson

    Ain que tenso, não conheço esse ” Sonhar… Talvez” =/

    Mas enfim, vamos ao que interessa! Valeria é um tanto comum, até que se parece com muitas mulheres que conheço. Das três historias desenhadas pelo Milo que já li essa fica em ultimo ligar. Há um momento que acho bastante apelativo. Ainda prefiro Clic e El Gaucho.

    O Fato da mulher me olhando ler Clic foi hilário. Nunca chamei tanta atenção. E não sabia se ria mais das expressões da mulher que do próprio livro, hahahaha

    Amo Milo Manara! #Fato!

    Resposta

Deixe um comentário